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Controladoria e Governança

Gestão Estratégica de Negócio

A gestão estratégica pode ser entendida como o processo que visa manter a empresa como um conjunto adequado e integrado da melhor utilização de seus recursos.
As principais características do processo de gestão estratégica são:
(01) ATUAÇÃO GLOBAL: é a opinião corrente que a globalização não foi desejada, mas mesmo assim, ela veio fundindo equipamentos de multimídia, criando o ciberespaço, multiplicando a utilização da internet e gerando oportunidades de ganho de escala de produção. A atuação global das organizações contemporâneas é uma característica chave da gestão estratégica pra o novo ambiente mundial de negócios.
(02) PROATIVIDADE E FOCO PARTICIPATIVO: deve ocorrer de forma emegente e sistêmica, através do autodesenvolvimento e do comportamento proativo que estimule o pensamento estratégico para que se possa compreender a ação integrada da gestão.
(03) CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO: existe a necessidade premente de que as empresas se emoldurem aos novos métodos produtivos e aos avanços tecnológicos pós terceira onda. O principal objetivo é desafiar a criatividade de cada colaborador da empresa para acompanhar a velocidade de transformação não só de capitais, mas de culturas organizacionais e de mecanismos de concepção de trabalho e emprego.
(04) APRENDIZAGEM CONTÍNUA: o aprendizado contínuo é um caminho vital para uma vantagem competitiva renovável. Para aprender continuamente, a empresa necessita de um senso de propósito claro e estratégico, voltado para aquisição de novas capacidades, e acima de tudo, comprometimento real com a experimentação contínua.
(05) UNIDADES ESTRATÉGICAS DE NEGÓCIO (UEN): são subdivisões da realidade do negócio da organização. As corporações constituem-se em conglomerados de áreas autônomas que ajudam a produzir uma grande decisão na empresa.
(06) ÊNFASE EM ALIANÇAS: uma aliança estratégica é uma relação formal criada com o propósito de buscar, conjuntamnete, objetivos mútuos. Estas alianças tendem a desenvolver novas tecnologias, compartilhar investimentos em pesquisa e desenvolvimento e reduzir custos operacionais.
(07) SUSTENTATIBILIDADE: os avanços da tecnologia, a globalização da economia e o acirramento da competição empresarial têm gerado impactos negativos no meio ambiente natural e no desenvolvimento social. A gestão estratégica defende que as organizações têm responsabilidades, que vão além da produção de bens e serviços para obter lucro, ou seja, como mebros da sociedade, devem participar ativa e responsavelmente pelo desenvolvimento sustentável.
(08) ALINHAMENTO ESTRATÉGICO: um dos desafios mais árduos de servem vencidos é a obtenção da sinergia entre os vários setores, unidades de negócios e departamentos.